como pintar porta de madeira ja pintada - sala de jantar

Portas renovadas alteram por completo o aspeto de uma divisão

Como pintar porta de madeira já pintada, passo a passo

Dar uma nova vida a algumas divisões da nossa casa pode ser mais fácil do que parece. E se começássemos pelas portas/ Saber como pintar uma porta de madeira já pintada pode ser uma forma económica de alterar o aspeto da casa. Além disso estarás a dar asas à criatividade e às tuas capacidades. Mãos à obra/

como pintar porta de madeira ja pintada
Renovar as portas da casa pode ser o suficiente para alterar o aspeto de uma divisão

A nossa casa é, cada vez mais, o nosso refúgio e onde realizamos cada vez mais atividades. Dormimos, partilhamos refeições, cuidamo-nos e até trabalhamos ou estudamos. Assim, é cada vez mais importante que este seja um espaço onde nos sintamos bem e felizes. 

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Para melhorar a nossa casa, por vezes, é necessário dar uma lufada de ar fresco a algumas divisões. Uma das formas de o fazer de forma económica é sermos nós próprios a colocar mãos à obra e, por exemplo, pintar paredes ou restaurar móveis. Outras partes da nossa casa que, por vezes passam despercebidas são as portas. Apesar de as termos muitas vezes como garantidas, mudar as portas de casa pode ser o suficiente para renovarmos o aspeto de uma divisão.

Porém, no caso de portas brancas ou de outras cores — ou seja, que já foram pintadas —, o que fazer/ Afinal, como pintar uma madeira que já foi pintada/ É o que vamos responder a seguir!

Como pintar porta de madeira já pintada: os materiais

Pintar portas de madeira já pintadas não tem de ser trabalhoso nem moroso, basta seguir as indicações e ter alguns cuidados. No entanto, antes de começar a pintura de portas de madeira, devemos garantir que temos os seguintes materiais:

  • plástico ou jornal para forrar o chão; 
  • tinta para madeira;
  • pano para limpar;
  • massa para madeira; 
  • bandeja para tinta,
  • primer;
  • rolo médio e pequeno,
  • fita crepe;
  • máscara;
  • chaves de fenda;
  • lixa;
  • espátula.

Os passos necessários para pintar uma porta de madeira

As portas de madeira, que podemos colocar na parte interna ou na parte externa da casa, criam um ambiente mais acolhedor e exigem alguns cuidados. Mas como mudar a cor de uma porta de madeira/ Bem, a principal preocupação numa nova pintura de portas de madeira será escolher uma tinta apropriada para madeira e não esquecer o preparo e o acabamento.

como pintar porta de madeira ja pintada
Na hora de renovar mobiliário, todos os cuidados são poucos

Escolher a tinta para madeira

O primeiro passo para pintar portas de madeira é escolher a tinta que queremos. Neste caso, o ideal será escolher uma tinta que possa ser aplicada em madeira e fácil de aplicar, como a Látex PVA, esmalte à base de água ou acrílicas. Estas tintas são as mais indicadas para não profissionais.

Preparar a porta

Com a tinta escolhida, é altura de colocar mãos à obra. O primeiro passo é retirar todos os acessórios da porta, como a maçaneta e fechadura. Para isso, deves usar a chave de fenda. De seguida, deves proteger o chão e as janelas da porta com o jornal e com a fita crepe, respetivamente.

Nesta altura já podes colocar a máscara para lixar a porta, que normalmente levanta pó. Passa a lixa em toda a porta para retirar a tinta existente e repete o processo, se necessário. Posteriormente, deves limpar novamente a madeira com um pano húmido. Espera que seque e podes passar à fase seguinte.

como pintar porta de madeira ja pintada
Portas renovadas alteram por completo o aspeto de uma divisão

Corrigir defeitos

Ainda com a máscara, podes usar massa ou cera para resolver eventuais problemas. Com a espátula, poderás moldar. Depois, basta esperar e verificar se é necessário lixar novamente o local específico. De seguida, deves aplicar um primer, para que a tinta fique mais uniforme.

Aplicar a tinta para madeira e finalizar

Chegou a hora de começar a pintura da porta de madeira. Neste caso, deves seguir as orientações do fabricante para aplicar a tinta que escolheste e pintar a porta de madeira com um rolo ou pincel. Um rolo rolo médio ou pequeno será o mais indicado. Para finalizar, espera que a tinta seque e, se quiseres, podes optar por passar um esmalte para dar brilho. Quando tudo estiver seco, basta voltar a montar tudo!

Agora que sabes como pintar uma porta de madeira já pintada, podes deixar-te inspirar nas nossas tendências para renovar o aspeto da tua casa!

CTA - PT - Post - Renovaçao sem obras